Oficina estadual de implementação do cuidado farmacêutico no SUS - Etapa Pernambuco

Oficina Estadual de Implementação do Cuidado Farmacêutico no SUS - Etapa Pernambuco.

Na etapa de Pernambuco, a Oficina Estadual de Implementação do Cuidado Farmacêutico no SUS surge como uma construção de um modelo de cuidado estruturado para os municípios e estado. Essa iniciativa busca capacitar os farmacêuticos para uma integração eficiente do cuidado farmacêutico nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo território estadual. O objetivo é claro: fortalecer a prática profissional dos farmacêuticos, garantindo o uso seguro e racional de medicamentos. O evento coloca o paciente, sua família e a comunidade no centro das atenções, com a intenção de melhorar os resultados em saúde e consolidar a assistência farmacêutica em Pernambuco.

Durante a oficina, serão explorados temas relevantes para a implementação do cuidado farmacêutico no SUS. A programação incluirá a Palestra Magna: 20 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que abordará a evolução, os desafios e as conquistas dessa política ao longo das últimas duas décadas. Além disso, as diretrizes nacionais que orientam a prática do cuidado farmacêutico serão debatidas, juntamente com as metas definidas no Plano Plurianual (PPA) e no Plano Nacional de Saúde (PNS). Aspectos práticos como teleconsultoria e registro de atividades serão discutidos, assim como os componentes da Assistência Farmacêutica, que abrangem as áreas Básica, Especializada e Estratégica. Protocolos de dispensação, saúde baseada em evidências e as etapas necessárias para o levantamento, categorização e priorização das necessidades para a implementação do cuidado farmacêutico em Pernambuco também fazem parte da programação.

Esse encontro é de relevância significante para o estado de Pernambuco, pois a capacitação oferecida aos farmacêuticos permitirá a implementação de um modelo de cuidado que assegura tanto a segurança quanto a efetividade dos tratamentos oferecidos pelo SUS. A integração do farmacêutico nas equipes de saúde promete elevar a qualidade do atendimento, sempre com foco no paciente, em conformidade com as metas nacionais de saúde. Esse evento também se mostra relevante para o fortalecimento do SUS em Pernambuco, contribuindo para um sistema de saúde pública mais comprometido com a qualidade e a integralidade do cuidado.

Organizado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/MS), em parceria com a Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (DGAF/SES PE), a oficina é um evento esperado por muitos. Os participantes podem antecipar um evento prospero em conteúdo, voltado para o fortalecimento da assistência farmacêutica no SUS em Pernambuco. Além disso, o evento proporcionará uma análise detalhada das situações atuais nos territórios, promovendo discussões sobre desafios e oportunidades para a melhoria dos serviços, enquanto fortalece a integração do cuidado farmacêutico com outras políticas de saúde.

Por fim, a Oficina Estadual de Implementação do Cuidado Farmacêutico no SUS - Etapa Pernambuco se destaca como uma oportunidade valiosa para avançar na qualificação do cuidado farmacêutico no estado. A expectativa é que isso resulte em um atendimento ao paciente ainda mais aprimorado e no fortalecimento de um SUS mais eficiente e integrado em Pernambuco.