Superintendência de Assistência Farmaceutica - Secretaria de Saúde de Pernambuco

Segurança do Paciente

SEGURANÇA DO PACIENTE

A segurança do paciente busca evitar lesões e danos ao paciente, preservando seu bem-estar. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados inseguros representam danos aos pacientes, gerando um desafio global à saúde pública, estando entre uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo.

A maioria desses danos ao paciente pode ser evitada. A segurança do paciente é considerada um componente estrutural dos serviços de saúde. Ela contribui para a implantação das práticas seguras e ajuda a diminuir a ocorrência de eventos adversos.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente completa 10 anos em 2023, ele foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

Representando um dos seis atributos da qualidade do cuidado a Segurança do Paciente tem apresentado grande relevância em todo o mundo, principalmente para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde ofertando uma assistência segura.

As metas são ações com objetivo de promover melhorias na segurança do paciente por meio de estratégias que focam nos aspectos do problema na assistência à saúde, expondo soluções fundamentadas em evidências para esses problemas.

Conheça as metas da Segurança do Paciente:

Meta 1 ? Identificação do Paciente

Garantir a identificação correta do usuário, a fim de evitar a ocorrência de incidentes;

Meta 2 ? Comunicação Efetiva

A comunicação é a base para um bom tratamento;

Meta 3 ? Segurança no uso do medicamento

Promover práticas seguras no uso de medicamentos;

Meta 4 ? Cirurgia Segura

Reduzir os riscos de eventos adversos, incidentes e até mesmo mortalidade cirúrgica.

Meta 5 ? Higienização das Mãos

A higienização das mãos visa prevenir a transmissão de micro-organismo.

 Meta 6 ? Prevenção de Quedas

Reduzir o risco de quedas, evitando danos grave ao usuário;