Superintendência de Assistência Farmaceutica - Secretaria de Saúde de Pernambuco

Penitenciárias do Estado Passarão a ter Assistência Farmacêutica

 

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) – vinculada à Justiça e Direitos Humanos – através da Superintendência de Capacitação e Ressocialização (SCR) – está viabilizando, junto à Secretaria Estadual de Saúde, a implantação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus) nas unidades prisionais (UPs) do Estado. Pernambuco será pioneiro na implantação do sistema em unidades prisionais.

Em reunião realizada esta semana com a superintendente de Capacitação e Ressocialização/Seres, Valéria Fernandes, a gerente de Apoio Psicossocial, Saúde e Nutrição (GAPSN/Seres), Lorenza Lemos, e o diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde, Mário Moreira, foi aprovada a liberação inicial das senhas que dão acesso a toda movimentação ocorrida no Hórus da Central de Abastecimento Farmacêutico e das UPs. Demais membros da equipe da SCR e SES também participaram da reunião.

A instalação do sistema possibilitará às 22 unidades o controle em tempo real da dispensação individualizada de medicamentos aos privados de liberdade beneficiando gestores, profissionais e reeducandos. “Uma das prioridades dessa gestão é a assistência à saúde e esse sistema chega para otimizar o atendimento ao reeducando na distribuição de medicamentos e facilitar o trabalho dos profissionais”, ressalta o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues.

Para a conclusão da implantação do Hórus no sistema prisional, a Seres seguirá cinco etapas que vão desde a estrutura física, passando por adequação de recursos humanos e liberação de senhas, até a oferta de cursos de capacitação para operacionalizar o sistema a distância. A previsão é que o processo seja concluído até o final deste ano. “Esse sistema oferecerá maior controle e eficiência na gestão de medicamentos em unidades prisionais”, afirma Moreira.

Alguns benefícios do Hórus:

Controle de recursos investidos em medicamentos;
Redução de perdas e das interrupções do fornecimento de medicamentos;
Disponibilização de mais tempo e informação por parte dos profissionais para realizar atividades assistenciais;
Aprimoramento dos serviços e realização de intervenções que contribuam para a melhoria do acesso e promoção do Uso Racional de Medicamentos;
Agendamento das dispensações de medicamento ao reeducando;
Melhoria da atenção, do cuidado e da qualidade de vida do reeducando;